sábado, 3 de janeiro de 2015

The Perks of Being Mariana Vol. V - Na Época do Sarau...



Até o ano passado, o professor de Português que eu tinha era o melhor da escola. Não porque era meu professor, não porque eu tinha uma queda por ele mas porque, realmente, ele era o melhor da escola. Suas explicações eram das melhores, a atenção dos alunos ficava completa e totalmente presa em suas palavras e ele era um dos poucos que acreditavam na minha sala enquanto o resto dos professores diziam que não tínhamos futuro em função da bagunça e falta de maturidade de grande parte da turma.
Claro que, com tudo isso, podemos concluir que, pelo menos com ele, éramos alunos muito bons; tudo o que era pedido a maioria da sala fazia - só os preguiçosos não faziam nada - e a época mais esperada era a do fechamento de bimestre porque fazíamos o sarau.
Tá, mas como era esse bendito desse sarau? Bom, o tema era sempre a matéria vista no bimestre que estava sendo fechado. Podíamos pegar uma música, um poema ou outro texto de qualquer gênero, desde que estivesse dentro do tema proposto. Era uma das épocas mais legais do ano, passar horas e horas procurando um poema ou qualquer coisa que parecesse legal ou apresentável num sarau.
E assim se sucedeu até o final do nosso segundo ano do Ensino Médio. No terceiro ano ele se aposentou.
Como sabíamos de sua aposentadoria e que iria nos "abandonar" em plena reta final, ano de vestibular e tudo o mais, fizemos do último sarau o melhor de todos, o mais trabalhoso - O sarau; aquele que teríamos certeza de que, daqui a alguns anos, olharíamos para o trás e pensaríamos "Nossa, aquele sarau...!" como forma de agradecimento e de dizer que ele fora um professor que realmente fizera a diferença em nossas vidas.
Foi inesquecível.
Este ano continuamos tendo um sarau, mas não é a mesma coisa. Talvez porque, para nós, certas coisas só são realmente boas quando associadas a apenas uma pessoa (por exemplo nosso ex-professor e o sarau). Mas posso dizer que sinto falta de ficar horas e horas procurando poemas, poesias e músicas para apresentar, passar o processo de preparação psicológica de enfrentar a sala e o nervosismo todo. Sinto falta dessa época do sarau. Sinto falta dessa época do "ótimo professor".

(Postagem feita em 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário